Síndrome de Asperger

05-12-2014 21:32


Conceito

A Perturbação de Asperger (síndrome de Asperger) é uma das Perturbações do Espetro do Autismo (PEA). Estas perturbações são disfunções precoces e graves do neuro-desenvolvimento que persistem ao longo da vida, sendo por isso necessário, apoiar as crianças ao longo das suas vidas e do seu desenvolvimento. 

Caraterizam-se por três principais tipos de perturbações que afetam as áreas da: 


Manifestam-se através de várias combinações possíveis de sintomas com gravidade de maior ou menor intensidade. Tem especial incidência na área social e comportamental.


Segundo a apsa (Associação Portuguesa da Síndrome de Asperger) a Síndrome de Asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética, pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento, modificando-se quando o individuo passa de lactente a criança, e de adolescente a adulto. 

Apresenta maior incidência no sexo masculino 3 em cada 1 criança é rapaz. 

Segundo o artigo 25.º do infoCEDI- Instituto de apoio à criança, "Lorna Wing (1981) definiu a síndroma de Asperger com seis critérios de diagnóstico:

1.Linguagem correta mas pedante, estereotipada; 

2.Comunicação não-verbal, voz monótona, pouca expressão facial, gestos inadequados; 

3.Interação social não recíproca, com falta de empatia; 

4.Resistência à mudança, preferência por atividades repetitivas 

5.Coordenação motora - postura incorreta, movimentos desastrados, por vezes estereotipias; 

6.Capacidades e interesses - Boa memória mecânica, interesses especiais circunscritos."


Características

Segundo o site da apsa (Associação Portuguesa da Síndrome de Asperger) e o artigo publicado no portal Educare as caraterísticas deste síndrome são:

A nível social: 
  • Défice de comportamento social;
  • Vivem fechadas no seu mundo e são insensíveis aos outros; 

  • Dificuldade em interagir com outras crianças;

  • Incapacidade em partilhar sentimentos.

A nível comunicacional: 
  • Peculiaridade do discurso e da linguagem
  • Evitam o contato ocular e físico 
  • Problemas na comunicação não-verbal 
A nível comportamental:
  • Interesses limitados
  • Comportamentos rotineiros
  • Atividades repetitivas e isoladas 
  • Rigidez do pensamento e comportamento 
  • Ligações estranhas a objetos 
  • Pode ser muito sensíveis a cheiros, sabores e sensações táteis 
  • Hiperatividade 
  • Possibilidade de existirem talentos especiais

Podem também ser referidas outras características como o contato visual peculiar, podendo fixar o olhar no interlocutor ou evitá-lo; gestos peculiares como tiques faciais embora a expressão facial seja pobre e gestos desajeitados ou estranhos e por fim uma descoordenação motora ligeira.


Intervenção - Estratégias

 Durante o período da adolescência qualquer jovem sofre grandes transformações. Segundo o site da apsa (Associação Portuguesa da Síndrome de Asperger (SA)) no SA "a complexidade do período adolescente, com crescentes exigências a nível académico, comportamental e social, associado às mudanças corporais que acompanham a entrada na puberdade, fazem deste período um dos mais desafiantes para pais e familiares da pessoa com SA". 

Deste modo, é necessário ter conhecimento de intervenções/estratégias que pais e educadores podem utilizar de modo a ajudar estas crianças com SA. 


O 1.º passo de intervenção:


Extensão a todo o contexto que rodeia a criança/jovem com Síndrome de Asperger.




O 2.º passo de intervenção:

Duas áreas de intervenção


Pequenos aspetos que podem ajudar a lidar com pessoas com o Síndrome de Asperger


A nível social


- Elogiar e valorizar os seus esforços, reconhecendo o desempenho;
- Proporcionar experiências de sucesso;
- Integrar os interesses no currículo escolar e nas aprendizagens;
- Utilizar os interesses como recompensa;
- Manter uma estreita ligação escola/família.

A nível comunicacional


- Manter contacto visual com a pessoa;
- Utilizar uma linguagem simples, clara e precisa;
- Compreender que a falta de tato que manifestam acontece devido ao seu défice de socialização;
- Estruturar com progressiva complexidade as tarefas a executar;
- Garantir que a criança compreende o que se espera dele;
- Limitar a vivência dos interesses a determinado momento e espaço;
- Dar ordens simples, claras e precisas, verificando se são bem compreendidas e, caso não aconteça, repetir.

A nível comportamental


- Prepará-la para todas as mudanças de ambiente e/ou rotinas, garantindo, assim, um conhecimento prévio acerca de uma situação nova;
- Antecipar a execução de uma tarefa;
- Ajudá-la a lidar com as mudanças.
- Não castigá-la mas sim propor comportamentos alternativos;
- Compreender o que lhes causa stress;
- Compreender que não conseguem interpretar as emoções dos outros.

Sugestões para educadores / professores:


- Organize o ambiente de sala de forma adequada, evitando pequenas coisas que possam distrair e/ou perturbar a criança/jovem;
- Evite mudanças;
- Providencie um ambiente seguro e previsível;
- Ofereça rotinas diárias consistentes: a criança com SA deve compreender cada rotina diária e saber o que esperar, de forma a concentrar-se na tarefa que está a realizar;
- Previna situações de medo do desconhecido. Quando uma criança muda de escola deve visitá-la e conhecer o professor. Trabalhos ou atividades da antiga escola devem ser fornecidos nos primeiros tempos de adaptação à nova escola.
- Evite que aborreçam a criança ou façam troça desta;
- Promova o envolvimento com os outros;
- Estabeleça objetivos concretos;
- Não se pode assumir que as crianças com SA compreendem algo só porque repetem o que ouvem;
- Centre-se na capacidade excecional de memória destas crianças: a retenção concreta é normalmente a sua área forte;
- Seja calmo e baseie-se em factos concretos.

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