Decorreu, no passado dia 6  de junho, no Auditório da Universidade do Minho, em Guimarães,  a terceira conferência organizada pelo grupo de Educação Especial da Escola Secundária Martins Sarmento, subordinada ao tema "Equidade e Inclusão na Escola de Hoje" proferida pelo Professor Doutor David Rodrigues da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa.

Decorreu, no passado dia 11 de fevereiro, o segundo seminário da formação, organizada pelo grupo de Educação Especial da  Escola Secundária Martins Sarmento, subordinado ao tema  "Perturbações do Espectro do Autismo e síndrome de Asperger: O Diagnóstico não é uma fatalidade", dinamizado pela Professora Doutora Noémia Coleta da ESE Jean Piaget.

2º Sessão- 11 de fevereiro 2015






Formação

Decorreu no passado dia 12 de novembro o primeiro de três seminários, da formação Desafios da Ação Docente - Partilhar e refletir para melhorar a intervenção com os alunos (Deficiência cultural e ambiental), organizada pelo grupo de EDucação Especial, com a duração de 12 horas, acreditada com 0,5 C.


1ª Sessão - 12 de novembro 2014

 Seminário -  "Sociedade Inclusiva / Escola Inclusiva. Qual
nó Górdio?!"

Mestre Maria Belém Cunha (ES Martins Sarmento)

Mestre Serafim Queirós (DGESTE)

Mestre Vítor Teté Gonçalves (ESE Porto)

Tema: O ensino em situação de risco ambiental

-          O emponderamento das pessoas com deficiência (s) na
desconstrução dos mitos;

-          A mudança de paradigma na educação em Portugal: do
ensino à educação e à educação especial;

-          A relação entre aluno/professor /escola neste
contexto: risco ambiental e grupos minoritários (minorias, diferenças)

-          A empatia: ponto de partida no estabelecimento da
relação vinculativa com o aluno;

-          A tomada de consciência do professor sobre os
processos de comunicação verbal e não-verbal implícitos na relação pedagógica;

-          Incidências na aplicação do DL 3/2008 de 7 de janeiro,
Lei 21/2008 e Portaria 275/A




3ª Sessão - Em data a definir durante o 3º período

 Seminário- "Educação Multicultural - de uma perspetiva
assimilacionista  a uma perspetiva
intercultural"

Professor Doutor Paulo Marinho

(Faculdade Psicologia e Ciências da Educação do Porto)

Tema (s): O professor monocultural/ multicultural


-       O papel do professor na construção de climas de
aprendizagem promotores de sucesso de todos;

-       A contextualização do currículo como via para a
melhoria das aprendizagens;

-       A adequação das expectativas à
realidade de um contexto de risco ambiental.


Contactos

Educação Especial - ESMS

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode