Decorreu, no passado dia 6 de junho, no Auditório da Universidade do Minho, em Guimarães, a terceira conferência organizada pelo grupo de Educação Especial da Escola Secundária Martins Sarmento, subordinada ao tema "Equidade e Inclusão na Escola de Hoje" proferida pelo Professor Doutor David Rodrigues da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa.
Decorreu, no passado dia 11 de fevereiro, o segundo seminário da formação, organizada pelo grupo de Educação Especial da Escola Secundária Martins Sarmento, subordinado ao tema "Perturbações do Espectro do Autismo e síndrome de Asperger: O Diagnóstico não é uma fatalidade", dinamizado pela Professora Doutora Noémia Coleta da ESE Jean Piaget.
2º Sessão- 11 de fevereiro 2015
Formação
Decorreu no passado dia 12 de novembro o primeiro de três seminários, da formação Desafios da Ação Docente - Partilhar e refletir para melhorar a intervenção com os alunos (Deficiência cultural e ambiental), organizada pelo grupo de EDucação Especial, com a duração de 12 horas, acreditada com 0,5 C.
1ª Sessão - 12 de novembro 2014
Seminário - "Sociedade Inclusiva / Escola Inclusiva. Qual
nó Górdio?!"
Mestre Maria Belém Cunha (ES Martins Sarmento)
Mestre Serafim Queirós (DGESTE)
Mestre Vítor Teté Gonçalves (ESE Porto)
Tema: O ensino em situação de risco ambiental
- O emponderamento das pessoas com deficiência (s) na
desconstrução dos mitos;
- A mudança de paradigma na educação em Portugal: do
ensino à educação e à educação especial;
- A relação entre aluno/professor /escola neste
contexto: risco ambiental e grupos minoritários (minorias, diferenças)
- A empatia: ponto de partida no estabelecimento da
relação vinculativa com o aluno;
- A tomada de consciência do professor sobre os
processos de comunicação verbal e não-verbal implícitos na relação pedagógica;
- Incidências na aplicação do DL 3/2008 de 7 de janeiro,
Lei 21/2008 e Portaria 275/A
3ª Sessão - Em data a definir durante o 3º período
Seminário- "Educação Multicultural - de uma perspetiva
assimilacionista a uma perspetiva
intercultural"
Professor Doutor Paulo Marinho
(Faculdade Psicologia e Ciências da Educação do Porto)
Tema (s): O professor monocultural/ multicultural
- O papel do professor na construção de climas de
aprendizagem promotores de sucesso de todos;
- A contextualização do currículo como via para a
melhoria das aprendizagens;
- A adequação das expectativas à
realidade de um contexto de risco ambiental.